BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
Projeto Educação 2017

NOTAS SOBRE O PROJETO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ DA IGREJA BATISTA DA LIBERDADE

Pr. Walmir Vargas
-Consultor de Educação Cristã-



A alma do Projeto de Educação Cristã reside em três escolas derivadas da escola de discípulos que Jesus fundou.

1. A EBD - Escola Bíblica e de Discipulado

A Escola Bíblica se ocupará principalmente de realizar os objetivos gerais da Educação Cristã e oferecerá aos novos membros da Igreja, recentemente admitidos (até dois anos de admissão), seja por batismo, transferência ou aclamação (Profissão de Fé), sendo eles jovens e adultos, um curso básico de Teologia e de Conhecimento Bíblico. O objetivo é formar o novo crente ou o novo membro, oferecendo-lhe conhecimentos bíblico-teológicos referentes à Confissão de Fé adotada pela Igreja, após o que os alunos que a cursarem serão certificados. O Curso será de dois a três anos.


Mas, essa Escola é também de discipulado. Seus alunos aprenderão não somente a viver os ensinos que lhe serão transmitidos, mas, também, fundados no princípio da influência, aprenderão a transmiti-los a outros que deles precisam. Seu grande objetivo é formar no aluno o caráter de Cristo. Versículos como esses lhes são fundamentais: "Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês" (Gl 4.19) e "Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros" (2Tm 2.1-2).


As classes dessa escola serão formadas diretivamente seguindo os melhores critérios pedagógicos e de aproveitamento daquilo que é ensinado, tais como: faixas etárias, experiência de vida cristã, nível de escolaridade, afinidades. As disciplinas serão bimestrais. O material a ser utilizado será o melhor do mercado evangélico, mas se não estiver de acordo com os objetivos da Escola, serão produzidos por nós mesmos. Os professores dessa Escola serão pessoas experientes na Vida Cristã e nos ensinos que estarão ministrando, bem como hão de ter profundo conhecimento Bíblico e Teológico e cultural, como também em outras disciplinas seculares, cujos conteúdos são fundamentais à formação dos alunos.





2. A EVC - Escola de Vida Cristã e de Contextualização da Fé

A Escola de Vida Cristã preparará os crentes para a vida. É sabido pelo próprio Senhor que os princípios cristãos entram em choque com o mundo, pois este jaz no maligno. É necessário que todos sejam assim preparados, a fim de que não se decepcionem com sua fé, nem ceda às tentações do maligno. Para a consecução desses fins, a EVC estudará com os alunos oriundos da EBD sobre como viver a sua Fé neste mundo maligno, que constantemente nos desafia com seus apelos e confrontos, enviando-nos mensagens que tentam desqualificar a grandeza dos valores cristãos. Portanto, a EVC é de cunho apologético, fazendo abordagens contemporâneas, vocacionais, familiares, profissionais, políticas, comportamentais. O mundo levanta as questões que precisamos responder com a vida no centro da vontade de Deus. Essa Escola se nutre dos propósitos presentes no diz que diz Pedro: "Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês" (1Pe 3.15) e na resposta de Jesus a Satanás: "Jesus respondeu: "Está escrito: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mt 4.4).


Como na EBD, as classes serão formadas de forma diretiva, em torno dos temas que serão abordados, conforme as necessidades das pessoas a serem educadas e das realidades que precisam ser transformadas. Também, o material a ser utilizado será dentre os melhores do mercado evangélico, mas se não estiverem de acordo com os objetivos da Escola, serão produzidos por nós mesmos. Os professores serão pessoas experientes na contextualização da Fé, como também serão pessoas que possuem profundo conhecimento nas disciplinas que estarão ministrando e terão formação acadêmica e Vida Cristã exemplar, que os autorizam a ministrar os conteúdos que lhes foram confiados.





3. ELM - Escola de Liderança e de Ministérios

Essa Escola preparará as lideranças dos Ministérios da Igreja a fim de que possam promover as realizações dos dons que o Espírito Santo distribuiu no Corpo de Cristo. Essa Escola oferecerá o curso: Gestão de Ministérios. Mas, também trabalhará com os agentes ministeriais, ensinando-os a melhor forma de realizar os objetivos ministeriais e praticar a mutualidade no Corpo de Cristo, em que uns abençoarão os outros, conforme os dons que receberam. O objetivo da ELM é este: "preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado" (Ef 4.12).


O Curso Gestão de Ministérios terá disciplinas gerais e outras específicas ligadas aos ministérios a serem geridos. Sua obsessão é como fazer da melhor forma o que Deus espera que todo agente ministerial realize, tendo os melhores resultados de suas ações, conforme as expectativas da própria Palavra. Essa Escola ajudará, pois, os membros da Igreja a conhecerem seus dons e os ensinará a ser bênção, realizando as expectativas do Espírito Santo ao dotar o agente ministerial dessa Divina capacidade.


Como nas Escolas anteriores, o material de ensino a ser utilizado será dos melhores do mercado evangélico, mas se não estiverem de acordo com os objetivos da Escola, serão produzidos por nós mesmos. Os professores serão pessoas experientes em Gestão Ministerial, como também terão profundo conhecimento Bíblico e Teológico, como em outras disciplinas seculares, cujo conteúdo é fundamental à formação dos alunos.





Agenda:

O Conselho de Educação Cristã da Liber cumprirá nos próximos meses a seguinte agenda:

Fevereiro: Primeiro encontro com as lideranças da Igreja para ouvir suas impressões sobre o Projeto, responder suas perguntas e conversar sobre as viabilidades de implantação dele, bem como sobre o importante papel delas na adesão a ele e em sua divulgação.
Março: Formação das lideranças, professores e outros agentes das Escolas, concomitantemente com a divulgação dos Cursos a serem oferecidos por essas Escolas e com a formação das Classes.
Abril: Implantação do Projeto.



Conselho de Educação Cristã da Igreja Batista da Liberdade
Licéa Mota Sá
Nilberto Amorim
Izabel Senna
Elon Macena (In Memoriam)
CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2018 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia