BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Estações 2017
REFLEXÕES DO INVERNO
Pastor Irland Pereira de Azevedo
14.06.2017

“O Senhor segue a ordem que deixou na natureza: depois da semeadura, segue-se o inverno com o objetivo de fortificar o grão e de purificar a planta a qual adquire vigor nas raízes e na primavera produzirá as flores que se transformarão em frutos”.[1] SURIN, J.-J. Catechismo spirituale, I, parte IV, c.5, p. 99.



Dia 21 de junho, próxima quarta-feira, à 01h24, começará o inverno, estação mais fria do ano, que terminará em 22 de setembro, e chegará a primavera!


As estações do ano mui frequentemente têm reflexos nas estações de nossa vida e nossa alma, como lembra Elizabeth Cottrell[2].


O inverno, por exemplo, é percebido na alma e experiência de Moisés, Elias, Paulo e do próprio Jesus, este na gélida experiência do Jardim do Getsêmane.


Em períodos de inverno espiritual, nossos corações enregelam e endurecem, e nos recolhemos, e chegamos a pensar, e por vezes a falar mesmo, que Deus não se importa conosco, fica distante, e nos subtrai a luz, o conforto e a alegria. E há gente nessa situação que entende de ficar mal humorada e de mal com Deus.


Em vez de nos revoltarmos contra o inverno, e com o inverno espiritual, aceitemo-lo. Digamos sim à vida, mesmo no rigor do inverno espiritual que nos sobrevenha: frieza e indiferença da família, dificuldades no trabalho, aflições de toda sorte. Jesus preveniu: “No mundo tereis aflições, mas tende coragem. Eu venci o mundo”. E Ele é o Senhor de todas as estações.


Reconheça, irmã ou irmão, que, ao atravessar um inverno espiritual, precisa lembrar-se de que esse é um ciclo natural, e a situação não durará para sempre. Não se desespere e não desista de si mesmo nem de Deus!


Saiba que este pode e deve ser um tempo de preparação, como ocorreu com as personagens bíblicas referidas.


Cuide de sua saúde física.


Tenha um amigo de confiança com quem compartilhar. Diz um provérbio sueco que “uma alegria compartilhada é duplicada, e uma tristeza compartilhada torna-se a metade”!


Esteja com a consciência limpa e confie na bondade de Deus e no fato de que após um tempo de frio e escuridão em sua alma e seu coração, o sol vai nascer, resplenderá, afugentará as trevas e o calor dele agasalhará você e a terra inteira.


Conte as bênçãos de Deus.


Alimente sua alma.


Esteja junto com seus irmãos, como parte do povo de Deus.


Seja paciente e decida esperar em Deus, com olhos abertos para os sinais do amor e do conforto que procedem do Senhor. E prepare-se para a primavera que logo vai chegar!


Faça como Paulo, que mais de uma vez vivenciou o rigor do inverno espiritual, mas com ele lidou confiante no Senhor, como dá conta no seu “canto de cisne”, em 2 Timóteo 4.9-22. Sobre esse texto será a reflexão do culto matinal!


Deus nos abençoe neste inverno e no inverno de cada um!



Pastor Irland Pereira de Azevedo

____________________________________________________________________________________________________________

[1] SURIN, J.-J. Catechismo spirituale, I, parte IV, c.5, p. 99.

[2] COTTRELL, E. Are you freezing in the midst of a spiritual winter?. Texto acessado na internet.

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2018 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia