BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Igreja de Jesus
Igrejas e Pastores
Pr. Irland Pereira de Azevedo
10.06.2016

Ao iniciarmos uma série de mensagens bíblicas sobre a igreja e o ministério pastoral, pareceu-me oportuno convidar o leitor e ouvinte da Palavra de Deus a pensar sobre que é a igreja? E quem é o pastor?



Com certeza, os leitores e ouvintes não ignoram os termos “igreja” e “pastor”, mormente os que vivem há bastante a fé cristã, mourejam com o povo de Deus e permanecem na comunhão cristã.



Como recurso mnemônico, empregarei algumas palavras gregas presentes no NT, que eu translitero, mostrando a natureza e missão da igreja e do ministério pastoral.



Essas palavras são: ekklesia, koinonia, litourgia/latreia, didache, kerigma, martiria, diakonia, apologia e eucharistia. Não, isso não é complicado. Vejam só.



A igreja, fundada[1] por Jesus Cristo, é ekklesia, isto é, assembleia dos chamados do mundo, das trevas, da escravidão do pecado, para serem povo de Deus, luzeiros no mundo, libertos do mercado de escravos, que é este mundo, para serem remidos, livres para viver e servir.



A igreja não é um edifício, uma organização, uma estrutura hierárquica, mas povo. Gente. Gente de Deus. Gente incumbida de cumprir a missão de Deus (missio Dei).



A igreja existe para adorar a Deus, em espírito e verdade, com o diz Jesus[2]. Isso é liturgia, latria! A igreja não adora ídolos de qualquer espécie, só ao Senhor. E é no culto que de maneira especial ela respira na atmosfera do Céu.



A igreja é comunhão dos salvos, é comunidade (koinonia) de pessoas perdoadas e perdoadoras, e existe para promover a comunhão dos que creem. Diz o livro de Atos que os que criam permaneciam na “comunhão” (koinonia) dos salvos.[3]



A igreja existe para ensinar, para discipular e levar à maturidade os que creem. O ensino é essencial numa igreja fiel ao Senhor. Repare-se na experiência da igreja de Jerusalém. Os convertidos permaneciam na “doutrina” (didache), no ensino dos Apóstolos.[4] E assim cresciam!



A igreja existe para proclamar solenemente e fielmente (é o kerigma) a mensagem do Evangelho e do Reino, e por meio de cada um de seus membros, ser testemunha de Jesus Cristo (martiria), mesmo que isso implique sofrer perseguição e oposição. Mas ser testemunha, no poder do Espírito Santo, como prometeu o Senhor.[5]



A igreja existe para servir (é sua diakonia). Como Jesus ensinou e exemplificou[6]. Cabe-lhe exercer o serviço de uns aos outros, em relação à comunidade em que se insere. Vale lembrar o que diz Paulo aos gálatas.[7] E diz a nós também, no século 21.



A igreja existe para ao mesmo tempo anunciar a Palavra de Deus, exibir a Palavra de Deus e defender a Palavra de Deus, sabendo dar a razão de nossa esperança.[8]



A igreja existe para celebrar a graça, o reino, o Salvador e a salvação em Cristo. É uma comunidade de ação de graças (eucharistia). Paulo ensina isso aos tessalonicenses e a nós.[9]



E o Pastor, quem é e onde fica? O Pastor, como os demais ministérios na igreja, é presente de Jesus Cristo à sua igreja, provido por Ele para capacitar e estimular a igreja no cumprimento de sua missão multifacetada, como vimos.[10] O pastor vai despertar, capacitar e motivar a igreja a adorar, praticar a comunhão e os mandamentos de mutualidade, a viver em unidade, a fazer discípulos, a proclamar, a missionar, a testemunhar por meio de cada um de seus membros, a defender e a celebrar a fé, o amor e a esperança.



Louvado seja Deus pela igreja e seu ministério, neste DIA DO PASTOR!







________________________________



[1] Mt 15.18.



[2] João 4.23,24.



[3] At 2.42.



[4][4] At 2.42. Pedro diz que devemos crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus (2 Pedro 3.18).



[5][5] At. 1.8. Cf. 1 Pedro 2.9.



[6] João 13.12-17. Jesus, paradigma para a igreja e cada um de nós. E veja o que narra o Evangelho, em Lucas 22.,24-26.



[7] Gálatas 6.9,10.



[8] 1Tm 3.15. Comparar com 1Pedro 3.15-17.



[9] 1Tessalonicenses 5.16-18.



[10] Ef 4.11-16.

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2019 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia