BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Eu Creio na Juventude
Pr. Irland Pereira de Azevedo
14.08.2015

¨Jovem, alegra-te na tua mocidade, e anima teu coração nos dias da tua mocidade. Segue pelos caminhos do teu coração, e pelo desejo dos teus olhos. Porém, sabe que Deus te trará a juízo por todas essas coisas. (...) Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os dias difíceis e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles”. Ec 11.9; 12.1 NVI



“Amo a mocidade na plenitude de sua pureza, como o firmamento na plenitude de seu azul.” Rui Barbosa.



Lembro-me dos idos de 50, do século passado, em que o mês de agosto era marcado por brilhante e efetiva participação da juventude na vida, nos cultos e atividades da igreja. Era assim em Marechal Hermes, Rio de Janeiro, por exemplo.



Na década de 60, já pastor, sentia muita alegria quando em agosto convidava os jovens a pregar e dirigir os cultos e projetos de evangelização, e preparava esses jovens para que cumprissem com galhardia as tarefas e missões a eles confiadas. O que fiz por décadas de labor pastoral. Sim. Eu creio na juventude e tenho certeza que Deus ama e quer usar os jovens da LIBER, neste tempo de desafios!



Eu creio na juventude. Entretanto, e com tristeza o digo, não posso crer em todos os jovens e de todos os lugares. Porque há muito jovem, infelizmente, comprometido com valores ou desvalores não cristãos. Milhares existem que não amam a Deus, não amam a vida, não amam sua família, não amam sua escola, não amam a igreja, não amam sua pátria.



Em que juventude realmente eu creio?



1.Eu creio na juventude que se lembra de Deus, remida por Jesus Cristo, cujos talentos e dons são colocados no altar do serviço a Deus e aos homens. Juventude que se lembra do Criador nos dias da mocidade. Que crê em Cristo e por Ele é salva, e que, à semelhança dos discípulos de Jesus, põe seus talentos e dons a serviço de Deus, da igreja e da sociedade.



2. Eu creio na juventude liberta dos vícios, da mediocridade, de um viver egocêntrico e só preocupada com o prazer e as coisas materiais e temporais. Exemplo magnífico de jovens confiáveis e fiéis encontra-se no registro de Daniel 1.8,17.



3. Eu creio na juventude que diz não à corrupção, à violência, à prostituição de seus corpos e de suas mentes, e, sim, à virtude, à honestidade, à integridade física e moral. Diz João em sua primeira epístola: “Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno” (1 Jo 2.14c).



4. Eu creio na juventude que luta, com armas legítimas, na escola, no trabalho, no campo do atletismo e do desporto, nas arenas da vida. Basta lembrar Filipenses 2.13-16. Jovens assim brilharão como “luzeiros no mundo”.



5.Eu creio na juventude que crê, que espera, que ama, que almeja o bem e a construção de uma sociedade justa e fraterna. E participam dessa construção. Outra vez João deixa-nos preciosa lição (1 João 3.18; 4.4).



6.Eu creio na juventude comprometida com Jesus Cristo e Sua igreja, que compatibiliza ciência e piedade, doutrina e vida, busca do saber, ambição do ter e ideal do ser. Jesus orou pelos discípulos e ora pelos jovens de hoje: “Não rogo que os tires do mundo, mas os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu também não sou. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo. Eu também os enviei ao mundo”. (João 17.15-18).



7.Eu creio na juventude que não se julga autosuficiente e não hostiliza os mais velhos, mas lhes aproveita o saber e a experiência que só o tempo confere, dispondo-se à parceria com eles na empreitada de construção de um mundo novo. Conferir, outra vez, a oração de Jesus, conforme o Evangelho (João 17.20,21). Seja assim a juventude da Igreja Batista da Liberdade!





Reflexão produzida originalmente para a juventude da PIB em São Paulo e aqui oferecida aos jovens e adolescentes da IB da LIBERDADE, em 16 de agosto de 2015.

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2019 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia