BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
As Quatro Estações
Setembro: Derretendo o Gelo nas Relações com Deus
Pr. Eli Fernandes
05.09.2014

Findados os meses julho e agosto, em que tratamos “Derretendo o gelo do descompromisso com Deus” e “Derretendo o gelo da apatia”, dentro da Estação Outono, sob tema VIDA ESPIRITUAL, iniciamos hoje setembro, considerando “Derreter o gelo nas relações com Deus”. Que vem a ser isso? Bem, é vencer a frieza espiritual que nos insensibiliza tanto na relação com Deus. É como se ouvíssemos Jesus dizendo-nos ao ouvido: “Olha, o galo vai cantar, e antes que o faça, me negarás três vezes!”. O texto de Lucas 22.31-61 nos faz refletir o quanto estamos longe, embora não percebamos, em um primeiro momento, daquele espírito que nos regia no “primeiro amor”. Nessa passagem, Pedro, ao invés de ver ali seu futuro destruído em seu acovardamento, se permite cair em si, rumo à sua restauração.





São tantas as lições a extrair desse episódio, dentre as quais, a de que Jesus continuava no controle de todas as coisas, ainda que sob captura ignominiosa e tendo à sua frente seus algozes. Também, o galo canta e Pedro, arrasado, se lembra de algo naquele momento, de algo que lhe deu esperança: da palavra de Jesus (Lc 22.61). Pedro caiu em si ao ouvir o galo cantar. Compungiu-se em seu coração e, sabemos, trata-se de algo que Deus não despreza: um coração contrito. Três dias depois, na manhã da ressurreição, o anjo do Senhor envia-lhe uma palavra de ânimo e o próprio Jesus lhe aparece (Lc 24.34).





Neste mês de setembro, tal qual Pedro, aprendamos a chorar arrependidos de nossos pecados. Marcos diz que Pedro “caindo em si, desatou a chorar”(Mr 14.72). Lucas diz que ele “chorou amargamente” (Lc 22.62). Percebam o detalhe: assim que Pedro chora de angústia e arrependimento pela infelicidade de negar seu nome, sua fé, seu apostolado, também negou Jesus. Foi bom ter ouvido o galo cantar: assim, “saiu” daquele ambiente para chorar mais, pois caiu em si, saiu dali e foi pra casa, a derramar mais amargas lágrimas. Fracasso? Poderia ter acontecido. Porém, o arrependimento faz um dia novo começar. Jesus morre na cruz do Calvário e ao terceiro dia ressuscita. Pedro recebe dos lábios das mulheres a notícia do túmulo encontrado vazio, pois esta fora a ordem: “anuncia aos discípulos e a Pedro...”, correu acompanhado por João para lá.





Meu querido irmão, setembro nos enseja tema tão propício ao seu retorno ao “primeiro amor”. Deixe derreter o gelo de sua apatia, da mentira, da frieza espiritual nas relações com Jesus. Ele não abre mão também de sua vida! Deixe o Espírito Santo transformar todo aparente fracasso em vitória. Dias depois, no mar de Tiberíades, Jesus olha para quem o negou três vezes e pergunta três vezes também: “Você me ama?”. Essa é a condição que o Senhor nos dá para recomeçar. Se o amamos, Ele nos levanta e nos recompõe. Glória a Deus!

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2019 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia