BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Dias Especiais
Handel, o Messias e a Bíblia
Pr. Eli Fernandes
06.12.2013

Hoje, Dia da Bíblia e apresentação do oratório Messias, de Handel, em nosso culto noturno. Que providencial encontro temático! Cada vez que o nosso Ministério de Música anuncia a apresentação desse oratório, somos convidados a relembrar, por meio dos recitativos, árias e corais dessa fenomenal peça, diversos trechos em torno de Jesus, o Cristo, que vão desde as profecias messiânicas encontradas no Velho Testamento, ao seu nascimento em Belém da Judeia, sua vida, crucificação, ressurreição e elevação aos céus, narrados no Novo Testamento. Graças à Bíblia Sagrada, essas verdades chegaram até nossos dias, e puderam inspirar grandes compositores de todos os tempos, como inspiram até hoje!



Georg Friedrich Handel é tido por muitos como o mais importante músico cristão protestante de todos os tempos; nascido em 23 de fevereiro de 1685, em Halle, Alemanha, e falecido em 14 de abril de 1759, em Londres, Inglaterra. A história registra um convite que Handel recebeu em 1741 para, através de audições musicais, ajudar a levantar recursos para instituições irlandesas de caridade. Após cuidadosa seleção de passagens bíblicas, Handel produziu o seu mais conhecido oratório, cuja estreia deu-se na Irlanda, na Páscoa de 1742.



O que há, então, como ponto de intersecção entre esse oratório e o Dia da Bíblia? É o que o Messias, de Handel, não é apenas uma belíssima e imortal obra musical, mas também veículo de uma das mais grandiosas mensagens escatológicas a respeito da glorificação do Cristo, que um dia será reconhecido por todas as nações como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Neste domingo, em que relembramos de uma forma especial os valores inestimáveis das Sagradas Escrituras, esse livro que tem mudado a história de nossas vidas, estejamos preparados para ouvir, através do Messias, uma das mais sublimes mensagens bíblicas, esperança inquebrantável de todo cristão.



Após a morte de Handel, o oratório passou a ser executado, também, como acontece hoje em nossa Igreja, no período preparatório do Natal. Messias, acima de tudo, é, pois, um oratório imerso em devoção espiritual, um reforço à contínua fé em Jesus, o Messias, o nosso eterno Salvador! Ouçamos essa mensagem com o coração contrito, aberto ao toque do Espírito Santo que, com certeza, se moverá entre nós, em nós e através de nós, para a glória do nosso Deus!

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2019 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia