Site da Igreja Batista da Liberdade.

BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Dias Especiais
Handel, o Messias e a Bíblia
Pr. Eli Fernandes
06.12.2013

Hoje, Dia da Bíblia e apresentação do oratório Messias, de Handel, em nosso culto noturno. Que providencial encontro temático! Cada vez que o nosso Ministério de Música anuncia a apresentação desse oratório, somos convidados a relembrar, por meio dos recitativos, árias e corais dessa fenomenal peça, diversos trechos em torno de Jesus, o Cristo, que vão desde as profecias messiânicas encontradas no Velho Testamento, ao seu nascimento em Belém da Judeia, sua vida, crucificação, ressurreição e elevação aos céus, narrados no Novo Testamento. Graças à Bíblia Sagrada, essas verdades chegaram até nossos dias, e puderam inspirar grandes compositores de todos os tempos, como inspiram até hoje!



Georg Friedrich Handel é tido por muitos como o mais importante músico cristão protestante de todos os tempos; nascido em 23 de fevereiro de 1685, em Halle, Alemanha, e falecido em 14 de abril de 1759, em Londres, Inglaterra. A história registra um convite que Handel recebeu em 1741 para, através de audições musicais, ajudar a levantar recursos para instituições irlandesas de caridade. Após cuidadosa seleção de passagens bíblicas, Handel produziu o seu mais conhecido oratório, cuja estreia deu-se na Irlanda, na Páscoa de 1742.



O que há, então, como ponto de intersecção entre esse oratório e o Dia da Bíblia? É o que o Messias, de Handel, não é apenas uma belíssima e imortal obra musical, mas também veículo de uma das mais grandiosas mensagens escatológicas a respeito da glorificação do Cristo, que um dia será reconhecido por todas as nações como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Neste domingo, em que relembramos de uma forma especial os valores inestimáveis das Sagradas Escrituras, esse livro que tem mudado a história de nossas vidas, estejamos preparados para ouvir, através do Messias, uma das mais sublimes mensagens bíblicas, esperança inquebrantável de todo cristão.



Após a morte de Handel, o oratório passou a ser executado, também, como acontece hoje em nossa Igreja, no período preparatório do Natal. Messias, acima de tudo, é, pois, um oratório imerso em devoção espiritual, um reforço à contínua fé em Jesus, o Messias, o nosso eterno Salvador! Ouçamos essa mensagem com o coração contrito, aberto ao toque do Espírito Santo que, com certeza, se moverá entre nós, em nós e através de nós, para a glória do nosso Deus!

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2020 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia