BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Ministério Pastoral
Ser Pastor
Pr. Irland Pereira de Azevedo
22.11.2013

Ao celebrarmos com o Pr. Eli Fernandes de Oliveira, nosso amigo, seu jubileu de coral ministerial, quando lá no Recife, em 23 de novembro de 1978, a pedido da Igreja Batista Imperial, ele foi consagrado ao ministério da Palavra, desejo relembrar a bênção de ser pastor, recordando mensagem que preguei para os pastores batistas fluminenses faz alguns anos.



Ser Pastor é uma bênção. E o Pr. Eli sabe disso.



De certo, ser pastor é uma infelicidade, uma empreitada penosa e difícil, uma caminhada de desencantos, para quem não for realmente vocacionado pelo Senhor. Chamado, entretanto, o homem de Deus sente o privilégio de a Ele dedicar o melhor de sua vida, de ao Seu povo servir, de aos homens comunicar a palavra de salvação, não obstante as dificuldades e aflições que lhe sobrevêm.



Mas, que é ser pastor? Qual é o quid proprium, a natureza mesma do ser pastor?



Responde o Apóstolo das Gentes: que “os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus” (1Co 4.1), e que a obra do episcopado é excelente (1Tm 3.1).



SER PASTOR é estar inserido no plano de Deus para a redenção da humanidade. Deus não tem outro plano.



SER PASTOR é ser auxiliar de Cristo, a “remar” no barco de Seu Reino, sob Suas ordens; não é ser dono da igreja, nem definidor de seu destino. É, sim, estar com Cristo, para assisti-lo. E é ser mordomo, administrador responsável dos mistérios de Deus, Evangelho que por séculos esteve oculto dos homens e que se manifestou em Cristo.



SER PASTOR é ser arauto, que solene, grave e dignamente anuncia os decretos do Rei; é ser profeta, a falar da parte do Senhor; é ser sacerdote - por que não? - a abraçar as aflições e as dores da humanidade e levá-las à presença do Sumo Sacerdote, Jesus Cristo.



SER PASTOR é ser mestre, a retirar das despensas de Deus a palavra que instrui, informa, transforma e orienta para o tempo e a eternidade.



SER PASTOR é ser conselheiro pronto a ouvir, compreender e ajudar; e amigo que tem a palavra oportuna e veraz, a mediar o bálsamo divino para corações feridos.



SER PASTOR é ser líder do povo de Deus, que aparece menos pela autoridade que reivindica, pelo domínio que pretenda exercer, e mais, muito mais, pelo caráter, integridade e exemplo. (1Pe 5.2,3).



SER PASTOR não é ser o “faz-tudo”, o “manda-chuvas”, o “super-astro” a brilhar na ribalta de uma tribuna sagrada que pode transformar-se em passarela de exibicionismo e vaidade. Não. É ser “preparador”, “treinador”, “capacitador”, “habilitador” do povo de Deus, para que este sirva, edifique a igreja, promova o Reino de Deus no mundo, cresça enquanto serve, sirva enquanto amadurece, e tem por padrão a excelência da estatura do varão perfeito - Jesus Cristo.



SER PASTOR não é ser super-homem ou semideus. É ser homem, comum, normal, mas sobrenaturalmente habilitado para servir ao povo de Deus. É ser homem de verdade e da verdade. É ter os pés no chão do sofrimento, das necessidades e desafios humanos, e a cabeça no céu das provisões divinas para um mundo carente.



Mais poderia ser dito.



Louvamos a Deus porque o nosso homenageado compreende e vive essas verdades preciosas sobre o múnus pastoral.



Pr. Eli, Deus o abençoe e lhe prolongue os dias de vida e de serviço ao Senhor e a Seu povo! Amém.

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2019 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia