BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Nossa Música
Harmonia Esplendorosa em Vidas Consagradas
Pr. Eli Fernandes de Oliveira
20.09.2013

Fevereiro de 1986: o Mt. Donaldo Guedes assumia o Ministério de Música da LIBER e, logo em junho - portanto apenas três meses depois, organizava o coro Camerata Liberdade. São passados 27 anos de importante papel do Camerata no ministério do Culto de nossa Igreja, só confirmando que música e culto cristão têm tudo a ver. A relação é inegavelmente estreita. É tão bom saber que a música de nossa Igreja acompanha esse valor. A história dos hebreus e a cristã, exaradas na Bíblia, confirmam, com a presença de coros e instrumentos, a inspiração dos grandes temas, como: salvação, ressurreição, vida eternal e volta de Cristo.



Porém, outros interesses, ao longo dos anos, foram tendo mais destaque nos cultos cristãos, a ponto de, no século XVI, eclodir uma das mais graves crises dentro da igreja cristã de então, tendo como iceberg as indulgências, ou seja, a venda de perdão para os pecados, fachada para um real interesse: a arrecadação de dinheiro para construção em Roma da Basílica de São Pedro, que, qual gota d’água, enseja os protestos em quase toda a Europa, liderados pelo monge Martinho Lutero. Dá-se a Reforma Protestante. Surge uma igreja crista independente da de Roma.



Por que faço essa síntese da síntese da história cristã? Porque a música sacra acompanhou de perto essa ruptura: Martinho Lutero, além de teólogo, era também poeta e músico. A propósito, um jesuíta chegou a afirmar que “a música de Lutero havia feito mais pela igreja protestante, que seus próprios escritos e sermões”. Verdade é que, desde cedo, o culto da nova igreja foi extraordinariamente enriquecido com boa música. Os batistas, concomitantes à Reforma e oficialmente organizados no início do século XVII (a primeira igreja do movimento batista é de 1609), também acompanharam a tendência do culto reformado, pelo menos no que respeita ao quesito “música no culto”, mormente o estilo Coral, isto é, constituído de melodia harmonizada para quatro vozes, que passou a ser usado habitualmente.



Precisamente trezentos anos depois do surgimento da primeira igreja do movimento batista (em 1909), é organizada a nossa querida Igreja Batista da Liberdade, em São Paulo, em cujos anais verificamos, permanente, a importância da música, conquanto só mesmo a partir dos anos 70, com os maestros Almir Rosa e Donaldo Guedes, a LIBER passa a ser reconhecida como de excelente música nos cultos. E, dentre os nossos coros o Camerata Liberdade, há 27 anos pregando, sob celestial inspiração e harmonia esplendorosa, a fé e a esperança que há em Jesus.



Continuem assim, integrantes do Camerata. Hoje, mais que nunca, as pessoas visitam uma igreja em busca de sentido e de paz para a alma. Serão as suas vidas em santidade e a sua música inspiradora, o que comunicará Jesus, “O Caminho, a Verdade e a Vida”.



Em nome da Igreja da Liberdade, PARABÉNS, MT. DONALDO! PARABÉNS, CAMERATA! ALIÁS, DE PARABÉNS MESMO ESTÁ A IGREJA DA LIBERDADE, PELO PRIVILÉGIO DE ESTAR OUVINDO EM SEUS CULTOS A DEUS, NESSES 27 ANOS, MÚSICAS SELECIONADÍSSIMAS, INSPIRADÍSSIMAS, CAPAZES DE TANGER AS CORDAS DAS EMOÇÕES DE TODOS NÓS, SEUS OUVINTES! Continuem assim: harmonias cada vez mais esplendorosas! E vidas cada vez mais consagradas!



Seja louvado, por tudo, o Nome de Jesus!!!

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2018 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia