Site da Igreja Batista da Liberdade.

BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Nossa Igreja
Ministério Companhia - Resposta à Solidão, Carências, Saudades...
Pr. Eli Fernandes
15.06.2012

Os seres humanos têm muitas necessidades existenciais, dentre elas, a de dividir a vida com outro, de conviver social e afetivamente com alguém, em sentimentos recíprocos. Na Criação, o homem era só, incompleto. Deus dá-lhe uma companheira, a mulher e, a partir daí, eles já não são “dois”, tornam-se “um”.



Impelido pela preocupação com a pessoa humana que se encontra só, surgiu em nossa Igreja o Ministério Companhia, cumprindo os preceitos dos sermões de Jesus, para que não houvesse acepção de pessoas entre o povo de Deus. Foi mister descobrir o lugar do “sozinho” na vida da igreja. Um divórcio, uma viuvez, alguém que, por conta de temperamento às vezes complicado, renunciou a um viver compartilhado, para não ceder ou renunciar pelo outro, assim muitos são e vivem. É preciso uma igreja que não pré-julgue, que não rotule ninguém de maneira irresponsável e descaridosa.



O Ministério Companhia nasceu em 1997, como GIL – Grupo de Integração Liberdade. Posteriormente, adotou o título Ministério Companhia, como o conhecemos hoje, contribuindo para uma LIBER mais amorosa, humana, acolhedora, mais sensível às realidades, às vezes tão duras, que acompanham a vida solitária de muitos.



Lí “Ecos da Alma”, de Fátima Irene Pinto, livro no qual ela trata de solidão, carências, saudades. Estou lendo, também dela, “Palavras Para Entorpecer o Coração”. A partir dessa leitura, comecei a considerar alguns tipos de solidão: a solidão do tipo carência, que é motivada pela ausência com quem dividir a companhia, namorar, conversar, passear feliz, etc. Há a solidão que advém da saudade, aquele sentimento de vazio, por conta da falta de familiares com quem a vida já foi compartilhada um dia, e que partiram para nunca mais voltar. Há a solidão resultante de uma separação emocional proposital, que às vezes alguns se impõem, para obter um pouco mais de isenção afetiva, mesmo que dolorosa, para realinhar os valores e tomadas serenas de decisão. É preciso permitir-se perceber, enquanto é tempo, quando estamos nos perdendo de nós mesmos num relacionamento, e que é importante um tempo para ver ou rever nossa própria vida.



O Ministério Companhia tem uma proposta de convivência amiga, leve, saradora de históricos e feridas. É o oferecimento de oportunidade de diálogo, de respeito aos sentimentos, a fim de que volte o prazer de viver. Nele, há auxílio, primeiramente do Senhor, depois, da Educação Cristã da igreja, sugerindo a leitura de bons livros. Há a preocupação da parte dos líderes do Ministério, sempre atentos ao cumprimento da missão para a qual o Ministério existe, ajudando pessoas queridas e sozinhas a entenderem o cerne da mensagem de Deus: “Não é bom que vocês estejam sós”. Parabéns, Companhia, pelo transcurso de seus 15 anos! Que Deus os ajude a continuar em seu propósito tão abençoador.

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2020 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia