BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
As Quatro Estações
O Compromisso do Discípulo
Pr. Eli Fernandes
02.03.2012

Que marcante foi para nossas vidas a Grande Celebração da Unidade da LIBER, no último domingo. Fechamos a ênfase de fevereiro – o cuidado com pessoas – vendo tantas ‘centésimas ovelhas’ vindo à frente, retornando aos braços do Pai, em reconciliação com a Igreja. E prosseguindo com o tema das QUATRO ESTAÇÕES para o trimestre, quero destacar, neste mês de março, a necessidade de CAPACITAÇÃO e DISCIPULADO, que em outras palavras quer dizer COM-PRO-MIS-SO! Por isso, estamos iniciando, nesta semana, a classe de discipulado para Líderes dos Ministérios, às quintas, à noite, através do CCM. Estarei ministrando, com os outros pastores, aos nossos líderes, comprometidos com a Causa abraçada. Numa época de inversão de valores como a atual, falar em vida comprometida com Deus e com a igreja pode parecer exercício de anacronismo religioso. É como se a simples ideia de obediência ficasse nivelada ao estigma de fraqueza, falta de personalidade, etc.



Na verdade, compromisso que não seja genuíno ato de obediência, prescindindo da autodeterminação (o mínimo que se espera dos que são chamados filhos de Deus), é ininteligível. Compromisso decorre naturalmente do caráter do homem afeito à liberdade. Fazer a Vontade de Deus é a realização maior dos que assumem Jesus num ato voluntário de fé, de escolha, de diálogo entre discípulo e Mestre, entre o que ensina e o que aprende. Essa relação que une Jesus e nós infunde o que Paulo traduz como “formar Cristo em nós”, ou “ser como Cristo é”.



Cristão é todo aquele homem radicalmente transformado pelo poder da cruz do calvário, convencido pelo Espírito Santo de sua necessidade desesperada da misericórdia de Deus que, crendo em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, arrependeu-se dos seus pecados e imergiu na ventura da nova vida “em Cristo”. Quem crê verdadeiramente em Jesus soma-se aos milhares que, ao longo da História, são também marcados com a força da fé que leva à obediência, à prática dos ensinos neotestamentários, nos limites extremos. Não basta ser membro da LIBER, é necessário mergulhar até ao fundo na vida com Jesus, como o fizeram nossos irmãos da igreja primitiva.



Cristão é o indivíduo disposto a conhecer e a obedecer a Palavra de Deus, a apreender, prazerosamente, tudo quanto nela está escrito. Outra vez, “o ensino de referência” na visão da LIBER tem seu lugar incontestável: uma igreja, tal qual escola, bem instruída na Palavra, é “povo forte”, esclarecido, “discipulado para ser como Jesus é” no enfrentamento dos embates deste tempo. Um provérbio chinês diz: “A educação torna um povo fácil de se governar, mas impossível de se escravizar”. Ouso parafrasear, dizendo que a educação cristã torna as pessoas fáceis de serem governadas pelo Senhor, e impossíveis de serem escravizadas pelo pecado. Isso resulta em compromisso racional e espiritual de “cristãos vibrantes” com sua Igreja. É anelo de almas que querem Deus em primeiro lugar, que têm fome voraz do ensino bíblico e sonha com o pleno conhecimento do Senhor e de Sua Vontade, para atingir a estatura de Cristo.



Compromisso cristão é o vínculo indestrutível dos que oferecem suas vidas à moldagem segundo a “forma” do viver de Jesus. Isso é compromisso com Deus, é entrega sem reservas e sem limites, consciente, à vontade de Deus.



Compromisso é o que compete ao crente na relação com o Senhor. E’ vencer a inércia, a passividade, personalizando Cristo no viver diário. E a graça de Deus fará o restante em sua vida.

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2019 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia