BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Série para ter Amigos de Verdade
Lealdade
Pastor Eli Fernandes de Oliveira
16.03.2005

Algumas amizades têm a duração de uma vida. Qual é o segredo? A resposta é muito simples: um dos motivos é a lealdade. Essa é daquelas qualidades que mais encabeçam as listas de todas as pesquisas sobre o que as pessoas mais apreciam em seus amigos. Parece tão pouco, mas ser leal é até mais importante do que ser franco. Porque franqueza é dizer o que tem que ser dito. Lealdade é a capacidade de estar junto, haja o que houver, de ser honesto.



Quantas amizades morreram por causa da deslealdade! Lealdade é guardar segredos, nunca passá-los adiante. Trancar a sete chaves as confidências de quem um dia decidiu pensar em voz alta ao nosso lado. Os bons amigos fazem promessas e as mantêm vivas na mente, esforçando-se para cumpri-las. Quantas juras de amos e lealdade entre noivos ao pé do altar são desprezadas tão desleixadamente! Ser leal é assumir o amigo e andar com ele seja por onde for, porque nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha.



Lealdade é não abandonar o amigo quando o relacionamento está passando por uma crise. De um cancioneiro popular: "quando teus olhos se cansarem dos meus, não é preciso haver falsidade". Lealdade é crer que aquele amigo vai sair dos reveses; é encorajá-lo a que realize aquilo de que é capaz.



Lealdade é estender a mão na necessidade, aplaudir nas vitórias, sem inveja, sem tirar vantagem, porque deslealdade dói. Preze seus amigos, dê-lhes o que você quer que eles lhes ofereçam. Se você quer ter amigos, seja amigo. Se quer ser amado, ame. Conserve amizades. Amigo leal em todo o tempo, como diz o provérbio de Salamão e, "quando a angústia lhe bater à porta, você terá um amigo". Faça isso e seus amigos se orgulharão de tê-lo como amigo.



Plante lealdade. Comece hoje, agora, e no dizer de Aristóteles você construirá amigos para sempre "como se houvesse uma alma em dois corpos", porque, como ele ainda escreve: "o amigo leal é um outro eu".

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2018 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia