BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
História
Da PIB de Amsterdam de 1609 à LÍBER de 2011
Pr. Eli Fernandes
08.04.2011

A Convenção Batista do Estado de São Paulo preparou um excelente material para inspirar as igrejas a dedicarem o dia 10 de abril à CELEBRAÇÃO DA UNIDADE, nosso tema do mês de março. Ontem, pela manhã, estive na cidade de Bauru, especialmente para pregar no culto em Ação de Graças pela passagem dos 25 anos de existência do Colégio Batista de Bauru. Após o culto, fiz uma palestra para os pastores daquela cidade, sob o tema A UNIDADE NA SUPERAÇÃO DAS BARREIRAS.



Somos uma denominação histórica, sólida, séria, de cuja tradição, que remonta aos tempos bíblicos, nos orgulhamos. Se considerarmos os fundamentos de nossa fé bíblica, vamos verificar que nascemos com os apóstolos, com a igreja primitiva, do batismo de Jesus por imersão. Se entendermos que temos tudo a ver com os princípios defendidos pelos anabatistas, especialmente no seu apogeu - séculos XV e XVI -, então estaremos de alguma forma lincados à Reforma Protestante. Mas, se por outro lado, pensarmos na necessidade de uma identificação histórica dos batistas com um movimento do qual tenhamos mais claramente uma ideia de sua origem, o mais provável seria o separatismo da Inglaterra do início do séc XVII, isto é, depois da Reforma Protestante. Foi quando a coroa inglesa perseguiu todos os que não se sujeitavam à Igreja Estatal Reformada Anglicana e muitos deles fugiram para países que garantissem a liberdade religiosa. A Holanda foi um deles e, em 1609, nascia, naquele país, com os dissidentes ingleses, a primeira igreja do movimento batista. Estivemos lá, em Amsterdam, em 2009, para comemorar com os batistas advindos de 52 países, os quatrocentos anos da primeira igreja Batista no mundo. Aquele culto será, para nós, inesquecível.



A segunda igreja Batista foi organizada dois anos depois, em 1611, em solo inglês, especificamente, ao redor de Londres, chamado Spitafields. Da Inglaterra, batistas seguiram para os Estados Unidos e, em 1639, organizaram, a primeira igreja Batista, na colônia de Rhode Island. Em 1648, nasceu a segunda igreja, ainda em Rhode Island, chamada de Igreja Batista de Newport.



Dos Estados Unidos para o Brasil, inicialmente como visão missionária, em 1859, a Junta de Richmond enviou o primeiro missionário, Thomás Bowen, mas ele adoeceu e logo voltou para a América. Mas, com a Guerra Civil nos Estados Unidos, em 1867, batistas americanos vieram para o Brasil e encontraram, em Santa Bárbara D´Oeste, o lugar onde se refugiaram e organizaram, em 1871, a Primeira Igreja Batista no Brasil. Em 1879, a segunda, num bairro de Santa Bárbara, onde se localiza hoje a cidade de Americana. Em 1881, chegaram dos USA para Santa Bárbara D´Oeste dois casais de missionários, William e Ana Luther Bagby e Zacarias e Katarin Taylor. Começaram a estudar a língua portuguesa, tendo como professor o já convertido António Teixeira de Albuquerque. Estes cinco rumaram para a Bahia, onde, em 1882, organizaram a Primeira Igreja Batista de Salvador. Em São Paulo, outros missionários organizaram, em 1899, a Primeira Igreja Batista e, 10 anos depois, precisamente no dia 30 de abril de 1909, a Segunda Igreja Batista de São Paulo que, três anos depois, mudaria seu nome para Igreja Batista da Liberdade, na praça da Liberdade no 15. De lá, veio para a rua Santo Amaro, em 1918, onde permanece até hoje.



Se partirmos da chamada Teoria Separatista, podemos traçar a história da Primeira Igreja Batista no mundo, em 1609, em Amsterdam, até a Igreja Batista da Liberdade em São Paulo, em 1909, que neste mês comemora seus 102 anos.



Temos história e, no dia em que CELEBRAMOS A UNIDADE BATISTA, rendemos nossa homenagem às nossas ricas e respeitaveis tradições.

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2019 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia