BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Igreja
NOVO TEMPO PRESSUPÕE VELHO TEMPO (II)
Pr. Eli Fernandes
03.02.2011

As denominações tradicionais na Europa e América do Norte, dentre as quais nós batistas nos inserimos, ainda que testemunhando igrejas se dissolvendo a sua volta, a dispersão gritante dos adolescentes e dos jovens em confronto com os valores espirituais, o descompromisso com a igreja por parte dos recém-casados na educação cristã de seus filhos pequenos, as portas dos templos históricos se fechando, foram elas incapazes de ponderar sobre releituras e contextualizações. Mesmo diante desse “tsunami avassalador”, ainda assim, fazendo vistas grossas e tolas, com vãs discussões sacralizadoras conscientes das metodologias, decidiram pelo continuísmo frio e muito natural da cultura anglo-saxônica. Para sermos justos, estamos também assistindo, felizmente, ante a falência das igrejas e denominações, o pipocar de importantes bolsões de despertamento espiritual, de “renascimento de igrejas para este tempo quase pós-cristão”, aqui e ali, nos continentes europeu e americano.



Um Novo Tempo para as Novas Gerações exige dos líderes estarem atentos à voz do Espírito Santo, clamando, soprando, mobilizando o que ainda resta de povo de Deus comprometido com o futuro da igreja, pensante e visionário, a enxergar a tendência e dinâmica do mundo moderno que desacredita da igreja, para o qual só mais flexibilidade descentralizada (Pequenos Grupos mais perto das pessoas e do pulsar do coração delas) será capaz de responder àquilo que nunca muda e só tende a crescer: as grandes inquietações da alma humana.



Um Novo Tempo para as Novas Gerações - crianças, juniores, pré-adolescentes, adolescentes e jovens, passará por esse repensar saudável, urgente, proativo, sem

posturas separatistas, mas de resgate da integração com a cultura desse tempo, não normativa, mas relevante. Novo Tempo pressupõe que há um “velho tempo”

defronte da velocidade inacompanhável das mudanças, sobretudo nos campos da moral e da ética.



Daqui para frente serão ainda muito mais rápidas e fluirão independentemente do nosso querer. Velho Tempo, ainda que imperativamente saibamos aproveitar os elementos positivos e indispensáveis da tradição, da história, escreveremos, contudo, um Novo Tempo onde, com inteligência, de forma dinâmica e mais relacional, poderemos chegar ao coração das pessoas e atender a sociedade dos nossos dias com os valores do Reino de Deus.



Do contrário, se nossa igreja, ou qualquer outra, decidida a repercutir a realidade viva e

autêntica do Novo Testamento, ainda insistir em funcionar sem refletir nas implicações da contextualização, diante das velozes mudanças que contornam e estabelecem as novas fronteiras da existência humana, breve chegará o momento em que sua presença

poderá não ter mais nenhum significado.



Que Deus nos livre deste mal!



Pr. Eli Fernandes

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2018 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia