BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Deus
Deus Existe?
Pastor Eli Fernandes de Oliveira
16.03.2005

Para mim, as três mais importantes perguntas que o homem tem feito ao longo da história são: Deus existe? Como é Deus? Se Ele existe, tem alguma coisa a ver comigo?



Todos hão de concordar que são estas as mais intrigantes questões formuladas pelo ser humano, universais, feitas por homens e mulheres de todas as culturas e classes sociais.



É óbvio que as respostas encontradas para elas, dependerão da interpretação da vida, da maneira de viver e compreensão de destino.



A pergunta DEUS EXISTE?, constitui-se o maior o maior problema da filosofia, contudo, dá lugar à belíssima afirmação com a qual começa, não só o livro de Gênesis, como também a própria Bíblia: “No princípio criou Deus os céus e a terra”.



Thomas Paul Simmons inicia sua obra “Um Estudo Sistemático da doutrina Bíblica”, confirmando que “o fato da existência de Deus é tanto o ponto de partida lógico como a escrituração de um estudo sistemático da Bíblia.



Lógico porque o fato da existência de Deus superpõe-se a todas as demais doutrinas da Bíblia”.Disso nos capacita o primeiro verso de Gênesis.



Langston, outro maravilhoso escritor, aborda no seu livro “Esboço de Teologia Sistemática”, as razões porque cremos na existência de Deus, seu modo de existir e de revelar-se ao homem.



A certa altura de suas colocações, ele diz que “descrever Deus é a um tempo, descrever a nossa teologia e definir a nossa religião. Se a idéia de Deus é parcial, imperfeita assim será também o sistema em seu todo. Por outro lado, se a idéia é verdadeira, digna e correta, o sistema será verdadeiro, digno e correto”.



Crespo perguntou um dia a Tales de Mileto, um dos maiores sábios da antiga Grécia: que é Deus? O filósofo pediu um dia para pensar na resposta.



Transcorrido aquele dia, pediu outro, e outro e outro. Por fim, confessou que quanto mais pensava naquela pergunta, mais difícil resultava formular as respostas. Tertuliano, teólogo romano, considerado o maior escritor da igreja cristã (90 d.C), usou esse exemplo para ilustrar a ignorância do mundo a cerca de Deus. Isto nos faz lembrar os atenienses erigindo um altar “ao Deus desconhecido”.



Verdadeiramente há muita coisa acima das evidências racionais e que só pode ser compreendida por meio da fé.



O autor da carta aos Hebreus nos apresenta então a fé, como “a certeza das coisas que se esperam e a convicção das coisas que se não vêem.



Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que se torna galardoador de todos os que o buscam”. Anselmo, teólogo e filósofo, um dos fundadores da escolástica (1033 d.C.), estava certo quando dizia: “creio para entender”.



Na próxima semana continuaremos com esse assunto - DEUS EXISTE? , tratando das evidências da criação do universo, do ser humano e da encarnação em Jesus Cristo.

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2019 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia