BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Melhor Idade
"Canseira e Enfado" ou "Seiva e Verdor"?
Pr. Eli Fernandes
24.09.2010

A inclusão, na programação do Mês do Amigo, de uma semana de conscientização do lugar e da importância da Melhor Idade na vida da LIBER, constituiu-se numa bênção imensurável! Sete cultos, sete oradores e, finalmente, a conclusão no culto desta manhã com a presença do Pr. Irland de Azevedo, sempre querido de todos.



Decidi redigir este editorial de fechamento do Mês do Amigo abordando a Melhor Idade, inspirado em duas percepções: os indicadores, que tratam da melhoria na qualidade de vida do idoso, e as minhas reflexões nos Salmos 90, 91 e 92, já meditadas em nossos pequenos grupos.



Qualidade de vida está costumeiramente ligada à atividade física saudável. Que o digam as academias de ginástica, que nunca foram tão frequentadas pelos da terceira idade como agora! Também, o acentuado incremento dos Grupos de Terapia decididos a tornar os idosos de bem consigo mesmos e com a vida!



Academias, grupos de terapia, só isso será suficiente para fazer do idoso uma pessoa salubre? Não! As Escrituras nos ensinam a planejar nossa velhice, sem o que as recomendações médicas para uma vida saudável estarão incompletas. O “espírito enfermo” faz adoecer o físico e o emocional, o que o salmista vai chamar de “canseira e enfado” (Sl 90.10). Contudo, aos que souberam construir uma vida espiritual firmada na Palavra de Deus, essa afirmação de que velhice é sinônimo de sofrimento passa de longe. A velhice é bênção de Deus, cumprimento de promessas: “Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação”(Sl 91.16). “Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de SEIVA E VERDOR, para anunciar que o Senhor é reto.” (Sl 92.14-15).



Então, por que o salmista vincula a velhice a “canseira e enfado”? Por causa da lei inexorável da semeadura, “O que o homem semear, isto também ceifará”, aludindo às consequências inevitáveis das escolhas mal feitas em épocas anteriores. Continua o salmista: “Expuseste as nossas faltas diante da Tua face, e diante do Teu rosto luminoso as nossas coisas ocultas” (Sl 90.8). Faltas ocultas nos causam dores na alma, enfermam o espírito e nos afastam do Senhor.



Jovens, a Palavra adverte: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade... antes que venham os maus dias e os anos nos quais dirás: não tenho prazer” (Ec 12.1). A vida é muito mais breve do que imaginamos quando jovens. “Tudo passa rapidamente e nós, voamos” (Sl 90.10). Não tenham dúvidas: as escolhas de hoje estão ligadas à qualidade de vida na velhice. Disponham-se a aprender “a contar os nossos dias de tal maneira a que alcancemos corações sábios.” (Sl 90.12), “Canseira e enfado” não são o destino do qual não se possa escapar! Há pelo menos quatro verbos fortíssimos nos Salmos 90, 91 e 92 “ensina-nos, volta-te; sacia-nos; e alegra-nos”. Aos mais jovens: façam escolhas certas enquanto é tempo! Aos idosos de espírito doente: recomecem!



Portanto, grato a Deus pela existência do Ministério da Melhor Idade da LIBER, faço votos de muitas felicidades que advêm de uma velhice espiritualmente saudável Que assim seja!

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2019 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia