BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
Paz
Irene
Pr. Eli Fernandes
18.07.2010

Conheço várias pessoas com o nome de Irene. Havia uma ovelha com esse nome quando eu pastoreava a Igreja Batista Imperial, no Recife. Aqui na Igreja Batista da Liberdade tenho outra ovelha, Irene. Gente boa! Faz-me lembrar Caetano Veloso cantando: "Quero ver Irene dar sua risada". Porém, não me reporto aqui a nenhuma pessoa, em particular, com esse nome. Refiro-me sim a "IRENE", palavra grega, traduzida por "PAZ", aquela que deve caracterizar o nível dos relacionamentos que chamamos maduros, adultos, saudáveis.



IRENE não se refere à PAZ pela "ausência de guerra". Há pessoas no casamento, colegas, na família, nos ministérios da Igreja, que não estão em contenda, em conflitos. Contudo, nem estão em paz, nem promovem a paz! Quem ainda não ouviu frases tais: "a gente não briga há anos", mas essas pessoas não dão risadas, evitam-se, não se falam, desviam-se do encontro, não se entreolham, mesmo nos bancos da Igreja! Pessoas que a cada dia distanciam-se ainda mais umas das outras.



Agora, observem este outro tipo de paz: pessoas que todos os dias se aproximam um pouco mais, que se comunicam, que se perdoam e celebram "as voltas", que procuram encurtar as distâncias deliberadamente. Estas podem dizer que conhecem o que vem a ser a paz "IRENE". Percebem que são dois tipos diferentes de paz? Em ambos os casos não há registro de guerra, de brigas. Mas, a característica principal da paz IRENE não é a ausência de guerra, e sim a disposição assumida na direção da aproximação, da cumplicidade, da inclusão, "apesar de tudo". Isso é IRENE.



Há ainda a Paz mais importante, fonte da verdadeira paz, que é a reconciliação com Deus, quando somos salvos, proveniente da justificação pela graça através da fé: "Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5.1). Quem tem paz com Deus é capaz de praticar em todos os seus relacionamentos a IRENE de Jesus.



Você que é membro da Líber, tem a Paz de Deus, faça sua parte, estabeleça vínculos com as outras pessoas, ouça, perdoe, não julgue, aprenda, conheça mais, chame para um chá em sua casa. Mas, encurte as distâncias! Promova IRENE!



Temos estado em alguns lares em que maridos, mulheres, filhos, fazem de tudo para passar uma imagem boa da família, de que se tratam bem. Porém, percebe-se, indisfarsavelmente, que há alguma tensão no ar! Um age como quem está só esperando que o outro "pise na bola". Até se tratam bem, mas estão distantes um do outro.



Não esqueça que IRENE é PAZ que se caracteriza por acolhimento! Alto, baixo, moreno, branco, pobre, rico, não importa nada disso! Somos membros do mesmo Corpo, lavados pelo mesmo sangue do Cordeiro, decididos a aceitar, a abraçar, a abrigar, a amar verdadeiramente, sem considerar as diferenças. Ademais, entre bilhões de pessoas, nunca houve duas pessoas iguais! Deus nos fez diversos!



Haja paz "IRENE" entre nós. Aproximemo-nos e aprenderemos muito mais do que aconteceria não fosse essa grande escola da vivência uns com os outros.



E então? Vamos mudar esse comportamento e tomar decisões que façam acontecer?!



Haja IRENE na Igreja da Liberdade e nos lares, a começar em mim.

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2018 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia