BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
História
Os Batistas, seu pensamento, sua história (parte 2)
Pr. Eli Fernandes
30.07.2009

Como eram os cultos dos Batistas nos primórdios? Como transcorria a sua liturgia? Como era a sua pragmática? Há um interessante artigo entitulado "Baptist Beginnings", de Leon McBeth, que nos dá excelentes informações a esse respeito. Vamos disponibilizá-lo no site da LIBER, no original e traduzido. Nesse artigo, podemos observar que o estilo batista de culto mudou muito, desde 1609.



"Os cultos dos primeiros batistas eram bem longos, às vezes com vários sermões. Nos primeiros tempos, não havia música ou canto. O registro mais antigo de um culto batista é de 1609, e consta de uma carta de Hughe e Anne Bromhead, que diz:



A ordem do culto e do governo de nossa igreja é o seguinte:



Nós começamos com uma oração. Depois lemos um ou dois capítulos da Bíblia e conferimos o mesmo. Isto feito, guardamos nossos livros e, depois de uma oração solene feita por um orador, ele propõe algum texto da própria Escritura e prega sobre o mesmo, pelo espaço de uma hora ou três quartos de uma hora".



"O culto da manhã" – conclui a carta dos Bromhead – "começa às oito horas e continua até o meio dia. A mesma prática é observada à tarde, das 14 às 17h, ou até as 18h".



O primitivo culto batista era comprido e constituído basicamente de exposição bíblica. Não havia cânticos. Os batistas davam grande valor à espontaneidade e à participação do auditório.



Por volta de 1670, algumas igrejas batistas cantavam os Salmos e cânticos compostos pelos crentes. Isto gerou muitas controvérsias e não poucas igrejas dividiram-se por causa da "polêmica dos cânticos". Benjamin Keach, pastor em Londres, fazia sua Igreja cantar um hino após a Ceia do Senhor; logo depois, a Igreja passou a cantar durante os cultos regulares. Em 1691, Keach publicou o primeiro hinário batista ("Spiritual Melody"), uma coletânea de mais de 300 hinos.

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2018 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia