BUSCA DE MINISTÉRIOS
ÁREA DE MEMBROS

Quer ser membro da LIBER? Clique aqui

Facebook Twitter App da LIBER para Google Play
ARTIGOS
História
Os Batistas, seu pensamento, sua história
Pr. Eli Fernandes
03.07.2009

Alguma vez já lhes causou algum embaraço o não saber, mais profundamente, o que é uma igreja batista, qual a origem dos batistas e quais as doutrinas que nos distinguem das demais confissões de fé evangélicas? Se você for assíduo frequentador da E.B.D. e dos cultos de nossa igreja, não mais passará por este constrangimento, porque, exatamente hoje, estamos iniciando, dentro da programação do Centenário da nossa Igreja, uma série de estudos e publicações sobre a história dos batistas e sobre nossa Declaração de Fé fundamentada na Bíblia .



Diz um antigo ditado: "Um povo sem história é um filho sem pai" . Um povo sem história é um povo sem raízes, e não prospera. Vivemos dos sonhos na construção do amanhã. Mas, reconhecemos que o presente tem as suas raízes, a sua estrutura, no passado, sem o que haverá um vazio. Que seria da Igreja Batista da Liberdade sem o seu passado, seu exemplo de luta e grandeza? Um povo sem referencial histórico é um povo sem memória. Meu grande conforto reside no fato de que, neste mundo novo, os mais jovens passaram a ser os primeiros a aprender e a defender, desde a Universidade até a vivência profissional, que, no mundo competitivo não podem prescindir dos valores e história da empresa onde trabalharão.



Essa atitude também devemos ter na igreja de Jesus, anulando qualquer espécie de bipolaridade existencial que pode nos levar ao completo desinteresse por nossa história, nossos valores, indo até ao inexplicável deboche. Isto é insustentável e inadmissível, sob qualquer hipótese!



Temos certeza que o ensino promovido pelo Ministério Pastoral da Igreja para este semestre vai aprofundar nossos conhecimentos sobre quem somos, de onde viemos, em que cremos, e assim possamos esclarecer a quantos venham nos arguir sobre a razão da fé e da esperança que há em nós.



Começamos por dizer que, neste ano de 2009, os batistas estão completando 400 anos. A Aliança Batista Mundial, organização que congrega batistas de todos os segmentos, está promovendo uma grande celebração por ocasião da reunião do seu Conselho Geral, de 27 de julho a 1 de agosto de 2009, em Ede, a 50 Km de Amsterdam, Holanda.



A história dos Batistas começou em 1608, quando John Smyth e Thomas Helwys, junto com outros irmãos da congregação puritana de Lincolnshire, Inglaterra, migraram (na verdade fugiram) para Amsterdam, porque naquela época não havia liberdade religiosa na Inglaterra, ao contrário da Holanda. Já em Amsterdam, em 1609, o Pr. John Smith se autobatizou (imersão) e em seguida batizou todo aquele grupo, em virtude da compreensão do ensino bíblico de que jamais poderia ser válida qualquer forma de batismo anterior à experiencia de conversão. Surgem assim, segundo os historiadores, os batistas, os primeiros com esse nome, há 400 anos.



Conquanto esses fatos sejam verídicos, o historiador e pastor da Igreja Batista de Itacuruçá, Israel Belo de Azevedo, escreve: "Infelizmente, algo apenas historiográfico acabou por se tornar uma questão doutrinária, como se o lugar dos batistas na história precisasse ser avaliado por sua antiguidade e não por sua fidelidade às Escrituras". Estamos com ele: nossas convicções denominacionais são interpretadas à luz da Bíblia. Sim, somos de muito antes, do tempo de João Batista que, às margens do rio Jordão imergia as pessoas que se arrependiam. Até Jesus se apresentou para ser batizado por João.



[continua]

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h, Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h. Consulte a Programação Completa
Endereço: Rua Santo Amaro, 412 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3293-2400

© 2013-2018 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados.
L2 Midia