Quer ser membro da Liber? Clique aqui.

Editorial

Home > Sobre a Liber > Editorial
18 de fevereiro de 2024

O PROPÓSITO ORIGINAL CUMPRIDO EM JESUS (O SALMO 8)

“O Salmo 8 nos leva às raízes de Gênesis 1, 2 e 3. Mas sua relevância vai além, ao ser mencionado no Novo Testamento em relação a Jesus, proporcionando uma compreensão mais profunda do seu significado original e da sua aplicação cristológica.
Davi, no versículo 1, exalta o nome magnífico de Javé, reconhecendo-o como Senhor sobre toda a terra. Mesmo que muitos não o reconheçam, o salmo destaca o aspecto pactual de Deus, revelando-o como Elohim, o Criador dos céus e da terra, conforme Gênesis 1.2-3.
No versículo 2, Davi destaca que a grandeza de Deus inspira força nos pequeninos e nas crianças de peito. A fraqueza e a humildade são apresentadas como poderosas armas contra os inimigos de Javé.
Ao contemplar a majestosa morada de Javé (versículos 3 e 4, Davi percebe que cada elemento celeste foi moldado pelos dedos do Senhor, inclusive o homem, destacando a dignidade humana. A pergunta sobre por que o Senhor se lembra da humanidade encontra resposta no significado de "lembrar" como visitar, como evidenciado em Gênesis 3 e Isaías 57.15.
Os versículos 5-8 ressaltam a posição singular do homem em relação à criação, feito um pouco menor do que os anjos, conforme Hb 2.7 (LXX) e Gênesis 1.26-28. Criado à imagem de Deus, o homem deveria exercer domínio sobre a criação, desempenhando papéis de filho, regente e sacerdote.
Apesar de Hebreus reconhecer que esse propósito ainda não foi plenamente cumprido, destaca a glória de Jesus, coroado de honra. A esperança reside na ressurreição de Cristo, indicando que, quando Ele retornar, o propósito de Gênesis 1 e 2 será plenamente realizado. A posição celestial de Jesus é o penhor dessa esperança, e a expressão "todavia" em Hebreus 2.9 revela a confiança na realização final desse propósito. Aleluia!”
Nada melhor para fecharmos a meditação acima, trazida a nós pelo irmão Samuel Fantazzini, ministro da nossa juventude, as palavras do texto de Hebreus, a respeito dAquele que, pela graça de Deus, tudo fez em nosso favor, de forma suficiente e única!
Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte. (2.9)
Que o Senhor nos agracie com um ABENÇOADO DIA DO SENHOR!
Um forte abraço do seu Pr Fausto.
Contato
(11) 3293-2400
secretaria@libernet.org.br
Rua Santo Amaro, 412
São Paulo/SP - Ver mapa
Termos de Uso e Política de Privacidade
Ao continuar a navegar e usar este site, você aceita os Termos e Política de Privacidade, que regem a relação da Igreja com você.
Redes sociais
Libernet
© 2024 Igreja Batista da Liberdade - Todos os direitos reservados