O Coro Camerata é resultado da visão e do trabalho do Mt. Donaldo Guedes, organizado que foi em junho de 1986. Portanto, 38 anos do importante papel do Camerata nos cultos de nossa Igreja; de boa música, daquelas que nos deixam com saudade daquilo que ainda não conhecemos completamente, porém, um dia, conheceremos e usufruiremos. Talvez por isso é que Aldous Huxley disse: “Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música”.
“Bendito cristianismo, pois experimentou as influências das culturas hebraica, grega e romana, para as quais a música sempre ocupou importantíssimo lugar. Bendita Reforma Protestante do séc. XVI, pois seu principal reformador, Martinho Lutero, além de grande teólogo, foi também poeta e compositor. Assim, os cultos da nova igreja passaram a ser enriquecidos com boa música, e neles, o estilo “Coral”, qual o nosso querido Coro Camerata, constituído de melodia harmonizada para quatro vozes, viria a ser frequente. A história relata que o sucesso da boa música no novo formato de culto a Deus foi tanto, que um jesuíta chega a dizer que “a música de Lutero havia feito mais pela igreja protestante, que seus próprios escritos e sermões”.” (Pr Eli Fernandes)
Hoje, agradecemos a Deus pela existência do Camerata Liberdade, cuja divina inspiração tem embalado milhares de almas sensíveis, assim como tem nos tocado, em nossos cultos dominicais! Toda a glória seja dada ao Senhor!