BUSCA
FacebookTwitterApp da LIBER para Google PlayApp da LIBER para Itunes
ARTIGOS
Nossa Igreja
AINDA OS PEQUENOS GRUPOS
Pr. Irland P. de Azevedo
16.02.2017

“E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo”. (At 5.42)



Domingo passado, a mensagem da manhã tratou dos pequenos grupos e procurou responder à pergunta: eles constituem modelo bíblico ou invenção de nossos dias?


Acredito ter deixado bem claros os fundamentos bíblicos dos PGs, sua relevância em todos os tempos e os benefícios que proporcionam aos participantes deles e à igreja como família de Deus.


Hoje, cuidaremos de apontar algumas dificuldades, por que o modelo tem falhado em diversas partes do mundo e como direcioná-los a fielmente cumprir sua missão tão estratégica.


Relembro os benefícios dos pequenos grupos, atestados por estudiosos da missão da igreja, especialmente nos grandes centros urbanos. A alguns nos referimos na mensagem de domingo passado e outros abordaremos hoje.



Quais os Benefícios dos Pequenos Grupos nos Lares?

1º Os pequenos grupos facilitam e incentivam relações mais próximas e fortes entre as pessoas.

2º Os pequenos grupos provêm uma maneira agradável para introduzir pessoas não cristãs à fé cristã.

3º Os pequenos grupos propiciam uma forma excelente de cuidar das necessidades das pessoas, dentro da igreja.

4º Os pequenos grupos oferecem oportunidade de os crentes viverem realmente sua fé, em vez de somente ouvirem a pregação e o ensino, em grandes congregações.

5º Nos pequenos grupos, as pessoas podem orar umas pelas outras, face a face, e compartilhar forças aos que dela precisam. Como fez Jônatas em relação a Davi: ele foi a Horesa ajudar David a encontrar forças em Deus. (1Sm 23.16).

6º Os pequenos grupos ensejam atmosfera confortável para a abertura dos corações e o compartilhar de problemas e aflições. E assim se pode cumprir a recomendação de Paulo aos gálatas: “Levai os fardos uns dos outros, e assim estareis cumprindo a lei de Cristo”. (Gl 6.2).

7º Os pequenos grupos facilitam a mútua edificação entre os crentes e o cumprimento dos demais mandamentos de mutualidade.

8º Os pequenos grupos facilitam a melhor aprendizagem da Palavra, pois facilitam que se façam perguntas e se tirem dúvidas. Mas, para tanto, tem de haver capacitação dos líderes/ministrantes da Palavra.

9º Os pequenos grupos provêm uma fonte e ambiente de encorajamento, de discipulado e “prestação de contas”.

10º Os pequenos grupos ajudam a despertar e cultivar lideranças dentro da igreja.

11º Mark Howell e Steve Greene[1] salientam o fato de que os pequenos grupos permitem que aconteçam mudanças de vida e tornam a igreja mais pessoal e a comunhão mais efetiva.

12º Ademais, dizem eles, é mais fácil convidar um amigo, vizinho ou colega “venha à minha casa”, do que “venha à igreja comigo”.

13º Também, os pequenos grupos podem ensejar um senso e um ambiente de família para muitos cuja família biológica se encontra muito longe. Cumpre-se, então, a palavra do Salmo: “Deus faz que o solitário habite em família”. (Sl 68.6).

14º Os pequenos grupos permitem que mais pessoas sejam cuidadas no correr da semana, e entre as atividades dominicais da igreja.

15º Os pequenos grupos permitem maior expansão da rede de comunicação e impacto.



Com felicidade, diz o Dr. Dale Galloway:

“Mesmo as pequenas igrejas podem ir além de seu pequeno grupo, formando vários. As grandes igrejas podem melhor grandemente seu acompanhamento e a integração dos novos crentes, estabelecendo uma estrutura de pequenos grupos. Os pequenos grupos podem ajudar, não importa o tamanho, a ultrapassar os limites que lhes impõem o espaço e o tempo. A que horas do dia você pode reunir todo mundo? A qualquer hora! Com pequenos grupos, sua igreja pode passar a uma nova etapa e progredir na evangelização e na formação de discípulos com mais profundidade. O pequeno grupo é lugar de excelência em que o sacerdócio universal dos crentes pode tornar-se realidade”[2].



CONVITE: Participe de um PG. Ou abra sua casa e consagre seu lar para receber um novo PG! Deus abençoará o irmão, a irmã e sua família!




Pr. Irland P. de Azevedo.


____________________________________________________________________________________________________________


[1] Texto: 10 Powerful Benefits of a Small Group Ministry. In: ministrytodaymag.com/leadership/discipleship. Acessado em 08/02/2017.


[2] Dale Galloway é Doutor em Teologia e Deão do Beeson International Center for Biblical Preaching and Church Leadership at the Asbury Theological Seminary, Wilmore, Ky.

CULTOS: Domingo às 10h45 e 18h - Segunda às 19h30 e Quarta e às 19h - Consulte a Programação Completa
© 2013-2017 Igreja Batista da Liberdade. Todos os direitos reservados
L2 Midia